Páginas

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ATRATIVOS TURISTICO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO

Igreja Matriz de Santo Antônio
Está situada no centro da cidade. Foi construída no século XVII, sobre os restos de uma antiga capela conhecida como Capela de Santo Antônio, foi ampliada no final do século XIX e posteriormente no ano de 1914. Merece especial destaque seu belo altar em estilo barroco.

Engenho Massangana
O Engenho Massangana é um conjunto arquitetônico construído no século XIX, formado pela Casa Grande, a Capela de São Mateus, antiga senzala e as dependências dos hóspedes. Foi o lugar onde viveu parte de sua infância Joaquim Nabuco, grande impulsor da luta contra a escravidão no Brasil. Está localizado no bairro Massangana, próximo da PE-60 e conserva-se em excelente estado. Atualmente é administrado pela Fundação Joaquim Nabuco e é um dos centros culturais mais importantes do Município.

Complexo Portuário de Suape
Porto de Suape é um dos complexos industriais e portuários mais importantes do Brasil, junto com os portos de Recife e Petrolina. Foi inaugurado nos anos 70 do século XX e suas instalações estão localizadas parte no Cabo de Santo Agostinho e outra parte no município de Ipojuca.  O Porto está a 40 km de distância de Recife. Possui uma excelente infra-estrutura, é o ponto de confluência das principais rotas comerciais que comunicam a costa do Brasil com os demais continentes.

Forte Castelo do Mar
O Forte Castelo do Mar, conhecido como Forte de Nazaré, situa-se em uma das extremidades de Cabo de Santo Agostinho. Foi construído pelo Conde Bagnoli no ano de 1631 para a proteção do porto e de seus habitantes, e durante a ocupação dos holandeses foi conhecido como Water Kastell. Nas suas proximidades encontra-se as ruínas do Velho Quartel, pequena fortaleza que servia de apoio ao forte.

Ruínas do Velho Quartel
O Velho Quartel é uma pequena fortaleza militar construída para dar apoio e proteger o Forte do Castelo do Mar. Foi construída a uma altura superior ao do forte e desde ali se pode contemplar uma excelente vista panorâmica do Forte, do Porto de Suape, Ilha de Cocaia e do Pontal de Suape.

Suspiro da Baleia
Suspiro da Baleia é uma atração natural localizada nas imediações da antiga Casa do Faroleiro. A margem do mar existe uma pequena gruta natural que quando bate as ondas surge de dentro das rochas um extraordinário jato de água que parece um suspiro de baleia, daí a origem do nome.

Baterias de São Jorge I e II
As Baterias de São Jorge I e II são edificações militares construída pelos portugueses no século XVI, para guarnecer a entrada da barra da baia de Suape. Localiza-se a oeste do Forte Castelo do Mar.

Forte Pontal de Suape
O Forte Pontal de Suape localiza-se na praia de Suape, sua construção foi iniciada pelos portugueses no século XVI e terminado pelos batavos com a Invasão Holandesa.

Sitio Histórico Vila de Nazaré
O Sitio Histórico Vila de Nazaré está inserida no Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti. Formada pela Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, ruínas do Convento Carmelita, Cemitério, Farol Novo, antiga Casa do Faroleiro, Forte Castelo do Mar, antigo Quartel, Forte São Francisco Xavier de Gaibu, Baterias de Calhetas e São Jorge I e II e Capela Velha. É uma vila colonial do século XVI, origem da História do Brasil e palco de batalhas entre luso brasileiros e holandeses. Localizada a 60 metros acima do nível do mar.

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré
A Igreja de Nossa Senhora de Nazaré situada na Vila de Nazaré, ponto mais alto do Cabo de Santo Agostinho, no interior do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, Sítio Histórico. Foi construída pelos portugueses no século XVI e reconstruída em várias ocasiões no decorrer da sua história. É um monumento de estrutura retangular com uma só cúpula, coro, capela-mor, cantarias de arenitos, seteiras e uma galeria lateral até a sacristia.

Convento Carmelita
 O Convento Carmelita está situado na Vila de Nazaré. Foi construído pelos Frades Carmelitas da Ordem da Bahia, no final do século XVII.

Bateria de Calhetas
A Bateria de Calhetas é uma pequena fortaleza militar construída pelos portugueses no século XVI para a proteção contra as invasões holandesas. Está localizado na praia que leva o mesmo nome. Atualmente está em ruínas.

Forte São Francisco Xavier
O Forte São Francisco Xavier está situado na Praia de Gaibu e foi construído pelos portugueses no século XVII. Destacam as ruínas do casario que servia de apoio ao forte.

Capela de São Gonçalo do Amarante
A Capela de São Gonçalo do Amarante, foi construída no século XVII, está localizada nas terras do Engenho Jurissaca.

Igreja de São José do Paiva
A Igreja de São José do Paiva é um pequeno santuário situado em um marco incomparável às margens da praia do Paiva, rodeada de coqueiros e reserva de Mata Atlântica. Foi construída no século XVII.

Morro Melo
O Morro Melo é um morro com elevada altura situada em um dos lados da Praia do Paiva. A escalada ao seu pico é um dos esportes que se pode praticar. A escalada é feita por escaladores especializados. Uma vista de panorâmicas de 360º que se obtêm da Reserva de Camaçari e do Oceano Atlântico.

Banho de Lama
O Banho de Lama é uma das atrações turísticas mais visitadas que podemos encontrar no Município do Cabo de Santo Agostinho. As areias dos lagos são compostas basicamente por caulim, uma argila branca pura utilizada para a fabricação de porcelana e cerâmica. Segundo a crendice popular é um banho medicinal. Está situado na Mata Duas Lagoas, a 300 metros à esquerda, após a entrada da estrada da Praia de Itapuama.

Lagoa do Zumbi
A Lagoa do Zumbi está localizada no interior da extensa da reserva de Mata Atlântica, a Mata do Zumbi, declarada Reserva Natural e, de grande importância para os pesquisadores e amantes da natureza pelo seu grande valor.

Rio Massangana
O Rio Massangana divide os municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. No seu interior, cheio de manguezais, destacam as Ilhas de Cocaia e Tatuoca.

Rio Jaboatão
O Rio Jaboatão desemboca na divisa dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho unindo-se ao Rio Pirapama formando um estuário de grande importância para os dois Municípios.

PRAIAS CABO DE SANTO AGOSTINHO

O litoral do município de Cabo de Santo Agostinho estende-se por 24 quilômetros de orla marítima. Desde a Praia do Paiva até a Praia de Suape, ao sul de Cabo de Santo Agostinho. São praias paradisíacas, de areias finas e brancas, águas mornas e cristalinas e tranqüilas. Propicia para o banho e os esportes náuticos.

Praia do Paiva
Situada entre o Rio Jaboatão e Praia de Itapuama, rodeada de coqueiros e com águas tranqüilas. Nas suas imediações podemos desfrutar das piscinas naturais nas marés baixas. É o lugar onde se realiza a Festa da Lavadeira, uma das maiores manifestações culturais do Cabo de Santo Agostinho.

Praia de Itapuama
Significa “Pedra Bonita” na língua Tupi. Praia bonita e extensa rodeada de coqueiros com ondas fortes, ideais para esportes náuticos e pesca. Conta com piscinas naturais de formação vulcânica.

Pedra ou Ponta do Xaréu
Praia pequena com areia fina, rochas, águas tranqüilas, mornas e cristalinas. Nas marés baixas formam-se pequenas piscinas naturais de origem vulcânica entre as rochas.

Enseada dos Corais (antiga praia do Boto)
A Praia Enseada dos Corais, conhecida antigamente como Praia do Boto, é uma praia encantadora com areia fina com águas mornas e tranqüilas, famosa pelos recifes de corais situados na beira da costa, onde nas marés baixas formam-se piscinas naturais.

Praia de Gaibu
Gaibu é a principal praia do município do Cabo de Santo Agostinho, situada na continuação da Enseada dos Corais, a mais visitada pelos turistas. Possui águas mornas e cristalinas e propicia para esportes náuticos.

Praia de Calhetas
É uma praia pequena e considerada uma das mais belas do Brasil, com uma baía cercada de pedras, cheia de coqueiros e com o mar tranqüilo e cristalino, ideal para os amantes do mergulho e a pesca submarina.

Cabo de Santo Agostinho
O Cabo de Santo Agostinho é o marco geológico mais importante do planeta. Segundo Professor Claudio de Castro, da Universidade Federal de Pernambuco, em sua tese de doutorado, defende que o Cabo de Santo Agostinho foi o ponto de ruptura da separação dos continentes. É o acidente geográfico mais antigo do Brasil, com +/- 102 milhões de anos. As Praias de Calhetas e a Praia do Paraíso estão inseridas no Cabo. Suas imediações são espetaculares mirantes naturais, onde destacam as maravilhosas vistas das praias de Candeias, Piedade, Recife e Olinda.

Praia do Paraíso
A Praia do Paraíso, conhecida antigamente como a Praia de Preguiça, é a praia de menor extensão do Estado de Pernambuco. Quase sem areias, perto de rochas e recifes.


Praia de Suape
A Praia de Suape está situada nas proximidades do Porto de Suape, entre a praia do Paraíso e o Rio Massangana, lugar onde ocorreram numerosas batalhas entre lusos brasileiros, índios caetés e holandeses, na época da colonização do Brasil. Por ser um cabedelo, a praia de Suape possui águas tranqüilas e turvas e pequenas ondas, de pouca profundidade protegidas pelo cinturão de arrecifes de corais. Em suas águas encontram-se as ruínas do Forte do Pontal de Suape, somente visível nas marés baixas.

Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
Palácio Joaquim Nabuco
Praça Ministro André Cavalcanti, snº - Centro
CEP: 54.505.905 – Cabo de Santo Agostinho, PE.
Fone: 81 3521 6600 | E-mail: prefeito@cabo.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário